Pesquisar
Close this search box.

Cufaes

A CUFA ES está arrecadando doações para o povo indígena Yanomami na região norte do Brasil

A CUFA e a Frente Nacional Antirracista lançam campanha para ajudar os Yanomami e região. A Central Única das Favelas do Espírito Santo está arrecadando alimentos para o povo indígena Yanomami na região norte do Brasil.

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a calamidade sanitária dos povos Yanomami – indígenas que vivem na Floresta Amazônica, nos estados de Roraima e Amazonas.

A partir desta informação, a Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) que durante a pandemia viabilizaram alimentos, gás e produtos de higiene, na região, e em todo o país, estão promovendo um mutirão solidário para arrecadação de alimentos. Com o apoio logístico da Favela Log, as doações chegarão na região.

O presidente da CUFA Espírito Santo, Gabriel Nadipeh, falou sobre a importância da ação. “Os Yanomamis em Roraima vem enfrentando uma série de dificuldades com o avanço de doenças e o grave problema desnutrição e isso se intensificou nos últimos anos. A fome se escancara nesse momento e com isso a CUFA de Roraima se aliou a outros estados para arrecadar alimentos”, disse.

Gabriel fala ainda dos locais de doação no estado. “No Espírito Santo iremos receber as doações no nosso Centro de Distribuição em Novo Horizonte, na Serra. Em Vitória nós temos um ponto de arrecadação que fica na favela de Inhanguetá, na rodovia Serafim Derenzi, 1735, em frente ao bar da Tânia”.

A Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) já trabalharam juntas em outras ações, como em ações da pandemia causada pelo Covid – 19 em 2020 e 2021, na campanha de arrecadações de alimentos com as fortes chuvas pelo Brasil no final de 2021 e início de 2022. O objetivo do mutirão é reforçar as doações e a distribuição, amenizando o sofrimento dos Yanomamis, que se encontram em situação de crise humanitária.

“Não podemos ter informação do que está acontecendo com os Yanomami e ficar de braços cruzados. Vamos usar toda a nossa capilaridade e capacidade de mobilização, como já fizemos em outras campanhas para ajudar ao máximo possível” diz Kalyne Lima, copresidenta da CUFA.

Algumas lideranças da CUFA e da FNA estão indo para Roraima, local onde essas instituições também já promoveram ações de ajuda humanitária. acompanhar in loco toda a mobilização e distribuição das doações.

“A nossa luta é por todos os povos. Não podemos ver o sofrimento desses irmãos indígenas, tão importantes para a construção da nossa sociedade, e não fazermos nada. A Frente Nacional Antirracista está junto com os Yanomamis”, declarou Anna Karla Pereira, coordenadora da Frente Nacional Antirracista.

O CEO da Favela Llog, Thales Athayde também está indo para Roraima para acompanhar a logística de distribuição.

“A CUFA sempre está do lado das populações originárias. Por isso, estamos chegando com tudo em Roraima, a fim de ajudar os Yanomamis a recuperarem uma vida digna”, disse Preto Zezé, copresidente nacional da CUFA.

Como doar

Quem quiser participar, pode doar nas sedes físicas da CUFA nos mais diversos lugares do país, pois nesta semana, estão saindo caminhões com doações de todo o Brasil rumo à Roraima, pelo pix doacoes@cufa.org.br ou pela vakinha: https://www.vakinha.com.br/3412341

Pontos de doação no ES

Centro de distribuição da CUFA ES – Rua Flamingo, 29, Novo Horizonte, Serra.

Ponto de arrecadação em Vitória – Rodovia Serafim Derenzi, 1735, Inhanguetá, Vitória.

Por favor, deixe um comentário ; )

inscreva-se
inscrições abertas para 2 mil mulheres empreendedoras aumentarem sua renda!
Dias
Hor.
Min.
Seg.